Cinco verdades que todo empreendedor deve conhecer

Gaveta obscena é exatamente o lugar onde eu deveria ter chegado um dia. Talvez, eu já estivesse aqui, antes mesmo de criá-lo. Toda criação vem de nós e parece nos preceder. A criação me domina. Pertenço ao que imagino. Psicanalistas, poetas, cinéfilos, artistas de um modo geral, entusiastas de uma boa conversa insana regada a litros de café, vinho barato e atos falhos, deite-se comigo em meu divã imaginário e sinta-se mais do que à vontade. 

1. Muitas pessoas acreditam que quem trabalha por conta própria trabalha menos.

Este pensamento é um mito. Empreendedores, normalmente, são as pessoas que mais trabalham. E por trabalho, entende-se aqui, não apenas as horas em frente a um computador ou em reuniões presenciais. O empreendedor, mesmo quando não está trabalhando, está envolvido com a sua empresa.

Tocar o próprio negócio é muito mais do que uma modalidade de trabalho. É um modo bem específico de estar no mundo. Reconfigura completamente as prioridades e as formas de pensar e de sentir de uma pessoa.

Como o empreendedor investe o seu tempo, a sua energia e os seus recursos materiais e intelectuais em sua empresa, dificilmente ele separará a sua vida pessoal da sua vida profissional. O seu trabalho é a sua vida. 

2. Por ter mais liberdade do que um profissional contratado, o empreendedor precisará ter muito mais responsabilidade.

Um empreendedor pode fazer o seu horário sim. É totalmente possível sair com os amigos para um almoço interminável numa segunda-feira. Não é preciso esperar a sexta à noite para fazer a happy hour. Por outro lado, precisa se organizar muito bem para não perder prazos. O empreendedor não precisa dar satisfação ao chefe quando adoece, mas também não ganha dinheiro quando deixa de produzir. 

3. Da mesma forma que o empreendedor precisa ser muito organizado em relação ao tempo, deve aprender também a administrar o dinheiro.

Não deve se deslumbrar diante de um mês muito rentável. É importante ter em mente que o faturamento de micro e pequenos empreendimentos pode ser bem variável.  

4. O empreendedor deve construir uma disciplina.

Como ele não está sujeito a um esquema fechado, estipulado por uma empresa, ele mesmo deve criar uma rotina para evitar a procrastinação.  Porém, quanto mais autoconhecimento o empreendedor tiver, menos será necessário se disciplinar. Quem se conhece bem, trabalha no que ama e quando trabalhamos naquilo que amamos, as tarefas fluem.  

5. O empreendedor não está disponível o tempo todo.

Por não ter um horário tão rígido de trabalho e fazer as suas regras, muitas pessoas pensam que o empreendedor está disponível na hora que ele quiser. Não é bem assim. É importante aprender a impor limites.  

No meu blog Gaveta obscena vou divulgar textos variados de minha autoria, de diversas categorias. Entre elas: críticas fílmicas, contos, devaneios poéticos e artigos sobre comportamento.

Este texto foi publicado no blog Prensa. 


Sou psicanalista, professora, escritora, atriz e doutora em Comunicação e Semiótica. Fundei a empresa Sílvia Marques Produções Artísticas Independentes, responsável por oferecer cursos na área de Humanidades e montar  minhas peças teatrais.

Ofereço sessões de terapia acolhedoras e online, mentoria de autodesenvolvimento e formo psicanalistas. 

Publiquei 10 livros individuais, participei de 11 coletâneas, as quais organizei três. Venci sete concursos literários, fui indicada ao prêmio Jabuti em 2013. Mais de 500 artigos de minha autoria circulam por blogs variados. 


www.psicanalistasilviamarques.com








Comentários

Postagens mais visitadas