Uma breve apresentação...ou colocando uma adaga no coração das palavras!

Gaveta obscena é exatamente o lugar onde eu deveria ter chegado um dia. Talvez, eu já estivesse aqui, antes mesmo de criá-lo. Toda criação vem de nós e parece nos preceder. A criação me domina. Pertenço ao que imagino. Psicanalistas, poetas, cinéfilos, artistas de um modo geral, entusiastas de uma boa conversa insana regada a litros de café, vinho barato e atos falhos, deite-se comigo em meu divã imaginário e sinta-se mais do que à vontade. 


Como psicanalista, artista e professora é inevitável para mim não falar em primeira pessoa. Antes mesmo de compreender exatamente o meu lugar no mundo, intuitivamente eu já sabia que a vida só faria sentido para mim se ela fosse experienciada com protagonismo. Como disse um professor muito especial, o protagonista é o primeiro que agoniza. 

Não fui feita para as coxias, para os bastidores. Sempre amei sentir a luz na cara, me esbofeteando,  a vida se fazendo no turbilhão das minhas escolhas nem sempre tão pensadas. Como escrevi na orelha do meu livro Do avesso, sempre tive um fraco pelo excesso e pelo ridículo. É mais forte do que eu. É a força do inconsciente, que não nos deixa mentir para nós mesmos. 

Existe algo de profundamente poético e verdadeiro naquilo que extrapola, que transborda. Sou obscena. A minha taça se derramou n vezes e agora tudo que tenho a dizer é que aos meus 44 anos de idade, não tenho grandes arrependimentos ou dívidas comigo mesma. Vivi o que escolhi viver mesmo quando eu não reconhecia o meu livre-arbítrio. 

Vivi o que escolhi viver e isso é muito mais do que a maioria das pessoas pode dizer. 


No meu blog Gaveta obscena vou divulgar textos variados de minha autoria, de diversas categorias. Entre elas: críticas fílmicas, contos, devaneios poéticos e artigos sobre comportamento.


Sou psicanalista, professora, escritora, atriz e doutora em Comunicação e Semiótica. Fundei a empresa Sílvia Marques Produções Artísticas Independentes, responsável por oferecer cursos na área de Humanidades e montar  minhas peças teatrais.

Ofereço sessões de terapia acolhedoras e online, mentoria de autodesenvolvimento e formo psicanalistas. 

Publiquei 10 livros individuais, participei de 11 coletâneas, as quais organizei três. Venci sete concursos literários, fui indicada ao prêmio Jabuti em 2013. Mais de 500 artigos de minha autoria circulam por blogs variados. 


www.psicanalistasilviamarques.com



Comentários

Postagens mais visitadas