Se você quer crescer na vida, fuja destas quatro categorias de pessoa

Gaveta obscena é exatamente o lugar onde eu deveria ter chegado um dia. Talvez, eu já estivesse aqui, antes mesmo de criá-lo. Toda criação vem de nós e parece nos preceder. A criação me domina. Pertenço ao que imagino. Psicanalistas, poetas, cinéfilos, artistas de um modo geral, entusiastas de uma boa conversa insana regada a litros de café, vinho barato e atos falhos, deite-se comigo em meu divã imaginário e sinta-se mais do que à vontade. 



Todos nós temos um propósito na vida. A diferença é que alguns sabem disso e outros não. Todos nós nascemos para fazer algo que tenha a nossa cara. Pode ser no campo do trabalho, pode ser no campo das relações amorosas ou no da filantropia. Não importa. Quatro categorias de pessoas funcionam como obstáculos para a conquista de nossos objetivos mais preciosos e profundos. 

1. Pessoas pessimistas: às vezes, amamos e somos amados por alguém pessimista, mas não podemos permitir que esta ou estas pessoas, que enxergam o copo sempre meio vazio, influenciem em nossas decisões.

Os pessimistas são os fracassados natos. Eles fracassam, pois, nem tentam. Já definem que tudo dará errado para eles e para os outros. Escutar um pessimista é aceitar que não vale a pena lutar por nossos sonhos.  E uma vida sem sonhos é uma vida sem sentido. 

2. Pessoas aproveitadoras, que tentam sempre obter alguma vantagem sem darem nada em troca. Evite ao máximo pessoas que tentam crescer com a sua ajuda, mas sem darem nada delas. São os famosos parasitas, que vão se beneficiar com os seus conhecimentos e contatos, mas que jamais colocarão na roda seus próprios conhecimentos e contatos.

No mundo dos negócios, os aproveitadores aumentarão o "networking" por meio dos seus relacionamentos, mas o seu “networking” não será ampliado, pois, eles escondem tudo e todos que podem agregar valor à sua vida ou à sua empresa. Num nível mais grave, aproveitadores podem até mesmo roubar suas ideias, citar pensamentos seus, como se fossem deles, concretizar projetos seus com outras pessoas. 

3. Pessoas que sentem inveja de nós: é humano sentir inveja em alguns momentos. Porém, existem pessoas que alimentam a inveja e optam por conviver com aqueles que lhes despertam este sentimento, tentando mimetizar ou imitar o alvo da inveja, se tornando uma espécie de sombra ou cópia fajuta do invejado.

É natural nos inspiramos nas pessoas, mas copiá-las é bem diferente. O limite entre um admirador, que se inspira em nós e de um invejoso que nos copia é sutil, mas com um pouco de atenção é possível identificá-lo. Admiradores são sempre bem-vindos. Pessoas que tentam nos mimetizar podem gerar um profundo sentimento de angústia, pois eles tentam se apoderar da nossa personalidade. 

4. Pessoas egoicas: valorizar as próprias conquistas é saudável. Porém, algumas pessoas só conseguem enxergar brilho e valor naquilo que elas fazem, tentando transformar todos ao redor em meros coadjuvantes.

Muitas vezes, as pessoas disfarçam a sua inveja por meio do comportamento egoico. Nunca espere uma palavra de incentivo de um egoico. Num nível mais grave, egoicos podem dizer com as todas as letras que as suas conquistas são insignificantes. 

Este artigo foi publicado no blog Prensa.


No meu blog Gaveta obscena vou divulgar textos variados de minha autoria, de diversas categorias. Entre elas: críticas fílmicas, contos, devaneios poéticos e artigos sobre comportamento.


Sou psicanalista, professora, escritora, atriz e doutora em Comunicação e Semiótica. Fundei a empresa Sílvia Marques Produções Artísticas Independentes, responsável por oferecer cursos na área de Humanidades e montar  minhas peças teatrais.

Ofereço sessões de terapia acolhedoras e online, mentoria de autodesenvolvimento e formo psicanalistas. 

Publiquei 10 livros individuais, participei de 11 coletâneas, as quais organizei três. Venci sete concursos literários, fui indicada ao prêmio Jabuti em 2013. Mais de 500 artigos de minha autoria circulam por blogs variados. 


www.psicanalistasilviamarques.com


Comentários

Postagens mais visitadas